domingo, 12 de julho de 2009

Piscologia das Cores

As cores podem provocar diversas sensações de acordo com a cultura de um pais, experiências vividas pela pessoa e estimulos do subconciente associados a determinados fatores sociais.

PRETO - tem ligação direta com a morte ou a negação. Usada por pessoas que negam os valores comuns sociais. Porém associada também com dignidade e elegancia.

BRANCO - pureza, virgindade e perfeição. Tem ligação com o frio e a solidão, transmitindo a sensação de clareza e paz.

CINZA - cor neutra o que leva a indepencia. Significa medo e depreção em determinadas combinações. Mas esta ligada ao sucesso, harmonia e estabilidade.

BEGE - ligação ao classico e a efeitos passivos como a paz.

VERMELHO - sugere atividade, calor, excitação, amor fisico, paixão e desejo. Porém é facilmente ligado a crueldade, raiva, perigo, limite e impaciencia.

VERDE - ligado diretamente ao natural e usado por pessoas com afinadades a natureza. Significa crescimento e vida. Muitas pessoas associam o verde a esperança.

AMARELO - transmite calor e é ligada ao verão. Cor brilhante e alegre. Cor do outro, ligada ao poder e a riqueza.

LARANJA - afirmação, entusiasmo, alegria e criatividade. Idéias jovens e boas energias.

AZUL - valoriza a lealdade. É a cor mais fria, lembrando a noite e os sonhos. Cor calma que faz o tempo passar lentamente.

MARROM - lembra a terra e o material. Significa estabilidade, fertilidade e resistência.

ROXO - ligado a mente capaz de combater um medo. Mas transmite tristeza. Significa sabedoria, nobreza e respeito.

ROSA - provoca sentimentos amaveis e suaves. Como o vermelho provoca paixão o rosa é associado a um sentimento mais puro e verdadeiro. O rosa é usado também em propagandas de cosméticos pois tem ligação direta com a feminilidade, beleza e romantismo.


As cores tem diversos significados e são associados a uma determinada emoção por nossas experiências particulares. Por isso, muitas culturas e pessoas podem ter uma visão diferente do significado e representação da cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário